Cine Humanas o longa metragem Central do Brasil (1998)

Imagem da Notícia

No dia 18 de setembro de 2019 esteve em cartaz, para os alunos do 7º ano, no Cine Humanas o longa metragem Central do Brasil (1998). O Road Movie (filme de estrada) começa apresentando o cotidiano da estação de trens Central do Brasil, no Rio de Janeiro, local onde Dora, interpretada por Fernanda Montenegro, escreve cartas para analfabetos. Ela cobra uma pequena quantia de todos, mas nem sempre envia as mensagens, e muitas não saem de sua gaveta. No meio dessas cartas cheias de esperanças e projetos, está a de Ana, que planeja reencontrar o pai de seu filho Josué, interpretado por Vinícius de Sousa. A inesperada morte dessa mãe sela o encontro entre Dora e o menino Josué, que terão seus destinos entrelaçados em uma viagem por um Brasil simples e de difícil acesso. Nessa viagem, Dora assume o compromisso de levar Josué ao encontro de Jesus, seu pai, até então, desconhecido pelo menino. O destino de ambos é a cidade de Bom Jesus do Norte, no sertão nordestino.

Enquanto assistíamos ao longa, foi possível observar que a viagem em si começa apenas aos 38 minutos do início do filme. Antes disso, há toda uma contextualização sobre as famílias brasileiras a partir do senso comum, apresentada na voz de Dora como “famílias pobres são desestruturadas”; “analfabetos não têm discernimento”; “os homens de famílias pobres são alcoólatras”. No entanto, o filme vai desconstruindo esses preconceitos, transformando a visão não apenas dos protagonistas, mas dos espectadores.

Central do Brasil foi escolhido por apresentar a realidade vivida por milhões de brasileiros, mostrando espaços geográficos diferenciados e um dos maiores problemas que perpassa a sociedade brasileira, a exclusão social. Retrata a situação das pessoas que saem de suas cidades em busca de uma vida melhor, para realizar seus sonhos na “cidade grande”, temáticas tão caras aos componentes de Geografia e História.

Acreditamos que o filme teve grande importância, uma vez que pudemos articular seu conteúdo com os conceitos que foram e ainda serão trabalhados em sala de aula. Central do Brasil pode servir de mediação para o desenvolvimento das noções de tempo e de espaço na abordagem dos problemas sociais, econômicos e políticos, a fim de desenvolver alunos espectadores capazes de compreender e fazer uma relação do tempo e do espaço no mundo atual. Da mesma forma, o trabalho com filmes auxilia os alunos a desenvolverem habilidades e competências como a observação, o registro de informações importantes, a interpretação, análise, criticidade, entre outros. Eis a importância dessa rica ferramenta de uso pedagógico e ser utilizada e debatida entre alunos e professores.

Professoras Juliana Monteiro Ricci e Francine Felisoni

Galerias
Cine Humanas o longa metragem Central do Brasil (1998)



Conheça nossa infraestrutura
Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Lista de Materiais 2019BN Lista de Livros 2019BN MatrículasBN ReflexãoLista de Livros ParadidáticosBN Seguro EducacionalAPP Conecte-seBN Bolsas FilantropicasBN UnifomesMexa-seSport School
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Livros
  • Sagrado Notícias
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos