Educação Financeira – educando para a conscientização

Imagem da Notícia

A estabilidade financeira é uma situação almejada por todas as pessoas, principalmente num país onde a economia é instável.
Muitos brasileiros estão endividados e não conseguem se livrar dos débitos, pois não sabem administrar o dinheiro.
Pensando neste cenário e considerando que a administração financeira pressupõe um processo de conscientização, o Colégio Sagrado Coração de Jesus se dispõs a desenvolver um projeto no Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º), visando conscientizar os alunos para que sejam consumidores conscientes e tenham atitudes para uma vida financeira tranquila. Para isso, nas aulas regulares sobre o tema, eles foram convidados a refletir sobre suas situações reais, conhecer sobre como funciona a economia e como podem agir para uma administração adequada de suas finanças. 
O projeto tem também como objetivos favorecer o reconhecimento da importância da educação financeira para a organização da vida pessoal, ao longo de sua vida; desenvolver o hábito do consumo consciente; promover o desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança e investimento; ensinar a consumir e a poupar/ investir de modo ético, consciente e responsável; combater a glamorização do consumismo exacerbado; utilizar conceitos matemático-financeiros na administração das finanças e p conceitos e ferramentas para a tomada de decisão autônoma baseada em mudança de atitude

No 6ºs ano o tema central do projeto é Consumo e Consumismo e os alunos partiram da reflexão sobre o binômio “quero e preciso”. Ao longo do ano estão estudando sobre necessidades básicas e consumismo, a história do dinheiro e da moeda e situações problemas que façam parte do cotidiano da série a partir das visões trabalhadas.

Nos 7os anos o tema do ano é  Educação Financeira/ Impostos e Cidadania e neste tema os alunos são levados a interpretar criticamente textos e vídeos publicitários sobre a visão do consumo: “ter versus ser”, estudam sobre noções básicas de educação financeira, serão orientados a elaborar um orçamento individual com um valor fictício e farão uma reflexão sobre diferenças de classe sociais e suas prioridades. Para fechar o projeto do ano laborarão um gibi contendo orientações de como gastar e poupar o dinheiro numa atividade interdisciplinar com o componente Língua Portuguesa.

Nos 8os anos o tema é Arrecadação e Políticas Públicas, onde aprenderão sobre taxas, impostos e o significado deles na sociedade, farão simulações de orçamentos a partir de salários fictícios, aprenderão a fazer isso em planilhas excel e analisarão a importância do poupar e as consequências na vida cotidiana.

No 9º ano o enfoque será empreendedorismo.

Enfim, nosso objetivo é conscientizar cada vez mais nosso aluno para a vida real, as implicações de suas decisões na sociedade.

Para nos ajudar neste processo, fizemos uma parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda e no dia 19 de setembro já estiveram com os alunos do 7º ano falando sobre Educação Fiscal e Cidadania. Voltarão dia 24 de setembro, com os alunos do 8º ano. Será mais uma oportunidade de aprender e reconhecer a importância de fazerem escolhas assertivas na vida.

Galerias
Educação Financeira – educando para a conscientização - 7° ano



Educação Financeira – educando para a conscientização - 8° ano



Conheça nossa infraestrutura
Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Lista de Materiais 2019BN Lista de Livros 2019BN MatrículasBN ReflexãoLista de Livros ParadidáticosBN Seguro EducacionalAPP Conecte-seBN Bolsas FilantropicasBN UnifomesMexa-seSport School
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Livros
  • Sagrado Notícias
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos