Cine Humanas - Alice através do espelho

Imagem da Notícia

No dia 4 de setembro esteve em cartaz, no Cine Humanas, para os alunos dos 6os anos, o filme Alice através do espelho (EUA, 2016). O longa de James Jobin apresenta a jovem Alice (interpretada por Mia Wasikowska), que decide voltar ao País das Maravilhas, só que dessa vez sua jornada começa ao atravessar um espelho, onde todo reflexo é o oposto. Alice leva a vida agora como mulher solteira e independente. É capitã de um navio e passa os dias viajando pelo mundo. Quando corre o risco de perder tudo para o antigo noivo, decide ouvir o chamado de Absolem. Alguém está em perigo! Ao chegar no País das Maravilhas descobre que o motivo da tristeza é o Chapeleiro Maluco. Ele suspeita que sua família, há muito dada como morta, pode estar viva, e precisa reencontrá-la. Para tanto, é preciso voltar ao passado e descobrir o que, de fato, teria acontecido no dia do sumiço deles. Só que a única que pode fazer isso é Alice, pois sua história é diferente da dos demais e não correria o risco de encontrar uma versão anterior de si mesma – um perigo incalculável.

Porém, como empreender tal jornada? Muitos consideram impossível, mas Mirana pode ter a solução: é preciso lidar com o Tempo. Este é uma figura, um ser pensante que controla o hoje, o ontem e o amanhã. Mas não trata esse poder de forma leviana, por isso ela terá que agir sob suas costas. E quando seu feito é descoberto, uma jornada terá início. Até porque há mais alguém interessado no que pode ser revisto: Iracebeth. No caminho de Alice, muitas dúvidas serão respondidas – por quê a Rainha de Copas tem uma cabeça tão grande? Qual o papel (e a culpa) da Rainha Branca nesse episódio? Como o Chapeleiro ficou... maluco? Por quê estão todos sempre atrasados e a um minuto da hora do chá? – e juntar estas peças é inegavelmente divertido.

Ao término do filme pode-se perceber que a mensagem é: “o passado não se muda, mas é possível aprender com ele”. Tudo gira em torno da passagem do tempo, e do quanto nos apegamos às coisas e pessoas que precisamos deixar ir para vivermos nossas vidas, ao passo que também precisamos resgatar todas as coisas que nos são importantes, como por exemplo, a família.

A saga de Alice e de seu amigo, o Chapeleiro Maluco, sem dúvida, é um material muito rico para diversas atividades relacionadas aos conteúdos trabalhados em sala de aula, juntamente à conscientização pessoal sobre a responsabilidade e sensibilidade de cada um, e quanto ao que pode ser feito, buscando ações concretas e coerentes em relação ao futuro.

Galerias
Cine Humanas - Alice através do espelho



Conheça nossa infraestrutura
Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Lista de Materiais 2019BN Lista de Livros 2019BN MatrículasBN ReflexãoLista de Livros ParadidáticosBN Seguro EducacionalAPP Conecte-seBN Bolsas FilantropicasBN UnifomesMexa-seSport School
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Livros
  • Sagrado Notícias
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos