Estudo do meio com o 8° ano - Maria Fumaça e Fazenda Tozan

Imagem da Notícia

No dia 20 de agosto, os alunos dos 8os anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus realizaram o estudo do meio em lugares históricos da cidade de Campinas: Maria Fumaça e a Fazenda Tozan.
Ao chegarem na cidade de Campinas, os alunos juntamente com os professores e monitores, se organizaram na estação de trem Maria Fumaça. Antes do passeio com a locomotiva, houve momentos formativos sobre a introdução da estrada de ferro no Brasil e os benefícios econômicos para o país. Os alunos também puderam fazer relações dos conteúdos estudos em Geografia, História e Ciências com as informações dos monitores acerca da Revolução Industrial, principalmente sobre a máquina a vapor que impulsionou o desenvolvimento das novas sociedades nos séculos XVIII e XIX. Além desse conteúdo histórico, realizaram um bate papo sobre a evolução da comunicação: do telégrafo aos celulares modernos.
Realizou-se um passeio histórico e cultural na locomotiva Maria Fumaça, momento muito significativo para se entender o funcionamento de uma máquina a vapor e conhecer as mediações históricas do local.
Depois desses momentos, os alunos se dirigiram à Fazenda Tozan, uma fazenda de café com muitas histórias. Além de conhecer as histórias do local (Senzalas, Casa Grande, Imigrantes) puderam conhecer todo o processo da produção de café e, é claro, experimentar o café local.

Foi um dia de muitas experiências e aprendizados para os alunos dos 8os anos, como expressaram os alunos abaixo:

O passeio de hoje significou para mim, uma ótima oportunidade de aprender de forma diferente; aprendi coisas que nunca imaginaria aprender como por exemplo, o tempo que demora a produção do café. Foi muito legal também o passeio que fizemos de trem, aprendemos uma pequena parte da história do telefone. Foi impressionante! (Jade Sommer Romano - 183)

No passeio de hoje aprendi coisas que eu nunca esperei que ia aprender, gostei muito dele, principalmente por ser uma experiência mais divertida, um jeito diferente de aprender. A colheita do café, os telefones, o trem, tudo. (Arthur Prates de Almeida – 183)

O Estudo do Meio de hoje me fez entender e compreender melhor a história do nosso país. Percebi como as tecnologias avançaram ao longo dos anos e como essa melhora foi ao mesmo tempo prejudicial e benéfica. A economia cafeeira foi como um vapor no desenvolvimento do Brasil, assim como trouxe desigualdades com a exploração de escravos negros e trabalhadores imigrantes. (Bianca Farias Alarcon de Carvalho – 184)

Esse estudo do meio foi marcado por experiências significativas, pois os alunos, além do conteúdo teórico, puderam presencialmente ver, sentir e tocar espaços e objetos que impulsionaram o crescimento do Brasil. Mas também se sensibilizaram com todas as pessoas que foram obrigadas a saírem de seus locais de origem e exercerem trabalhos forçados, como por exemplo os imigrantes, mas principalmente os africanos que foram aqui escravizados.

Galerias
Estudo do meio com o 8° ano - Maria Fumaça e Fazenda Tozan



Conheça nossa infraestrutura
Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Lista de Materiais 2020BN Lista de Livros 2020BN MatrículasBN ReflexãoBN Seguro EducacionalAPP Conecte-seBN Bolsas FilantropicasBN UnifomesMexa-seSport School
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Livros
  • Sagrado Notícias
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos