PECnique saudável - 1ª série do Ensino Médio

Imagem da Notícia
Há 4 anos, estamos desenvolvendo práticas de piquenique com os alunos e alunas da 1ª série do Ensino Médio para promover o conceito de Comensalidade, disposto no Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), a fim de conhecer mais efetivamente seus hábitos alimentares diante do estudo da Bioquímica e Nutrição.
A cada ano, o desafio muda. Em 2016, ano inicial da proposta, os alunos podiam trazer o que queriam e consumiam com mais frequência, podendo ser alimentos industrializados. Já em 2017, as turmas precisavam preparar o alimento, ou seja, ultraprocessados e industrializados não fariam mais parte da atividade. Em 2018, os alunos tiveram que preparar algo saudável e por fim, atualmente, as turmas de 2019 viveram algo ainda mais inusitado, pois por meio do Projeto de Educação e Cultura (PEC), a proposta foi reduzir a pegada ecológica na atividade.
Com nossos estudos em Biologia, Química, História, Geografia, Técnicas de Redação, Espanhol, Atualidades, Ensino Religioso, Educação Física, Física e Matemática, nossos alunos veem refletindo sobre a questão ampla dos conflitos e dilemas da água no mundo. Assim, o piquenique desse ano, nomeado pelo aluno Gustavo Otone dos Santos, da turma 212 de PECnique, problematizou a eles a questão da produção de resíduos sólidos, a cultura alimentar e vislumbrou hábitos vegetarianos e veganos, como perspectiva de ação para a redução do impacto antrópico no planeta. 
A partir desse contexto, a proposta foi produzir alimentos por meio das receitas familiares e disponíveis nas mídias sociais, para promover uma maior relação dos participantes com as escolhas dos ingredientes, fornecedores e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a cooperação, autocuidado, ecocuidado, empatia, reciprocidade, respeito, amor e muito mais.
A atividade foi muito gratificante por possibilitar essa experiência de modo tão criativo, significativo e profundo a todos os envolvidos.
Acreditamos que a educação transformadora se efetiva nas práticas coletivas capazes de extrapolar o tangível, refletindo ações construídas ao longo do tempo e promovendo novas formas de agir com relação aos problemas apresentados. Certamente, todos fizeram o melhor que puderam, trazendo à tona esforço para experimentar o que não se conhecia, dedicação para cozinhar sem, às vezes, ter o hábito de preparar alimentos, fomentar memórias familiares, de entes e amigos que já não estão mais entre nós, mas se fazem presentes por meio dos sentidos atribuídos às vivências alimentares.
Começamos o PECnique na #semanasemcarne, de 17 à 23 de junho, e finalizamos a proposta em  26 de junho. Acreditamos que esse semear se realiza diariamente por meio dos envolvidos e suas reflexões sobre como nossos hábitos alimentares são capazes de impactar nossa saúde, o planeta e demais seres viventes da Terra.
Por fim, agradecemos às colaboradoras: Paola Lemes, monitora de Biologia; Ana Paula, estagiária de Biologia; Pamela, nutricionista do Colégio e demais funcionários da cantina; e  todos os professores e professoras, alunos e alunas envolvidos no PEC da 1ª série.
 
Professoras Glenda e Greta - Biologia e Técnicas de Redação
Galerias
PECnique saudável - 1ª série do Ensino Médio



Conheça nossa infraestrutura
Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Lista de Materiais 2020BN Lista de Livros 2020BN MatrículasBN ReflexãoBN Seguro EducacionalAPP Conecte-seBN Bolsas FilantropicasBN UnifomesMexa-seSport School
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Livros
  • Sagrado Notícias
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos