Eletiva Ciências Humanas - Discriminação e Preconceito

Imagem da Notícia
O tema geral das eletivas da área de Ciências Humanas nesse 1º semestre é Discriminação e Preconceito e, desde às primeiras aulas, está sendo trabalhada, pelos professores, a conscientização acerca de problemas sociais relacionados a essa temática. Muito tem sido refletido sobre a empatia, como capacidade de se colocar no lugar do outro - entendendo que essa é uma competência socioemocional eficaz e necessária para o convívio humano solidário.
Nesse sentido, no dia 20 de maio, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma aula em que se concretizaram os objetivos propostos pela área. Em parceria com a ONG PIMP MY CARROÇA, vieram ao Colégio dois catadores da região da Pompeia, o casal Jorge Natalino e Madalena, ambos com 62 e 63 anos, respectivamente. Mediado pelos professores Elaine Chioato e Gilmar Miranda, o casal realizou com os alunos uma conversa sobre a vida deles; enfatizaram seus sacrifícios, sonhos não realizados e os que ainda almejam, superações, discriminações sofridas, sentido de vida, o significado de felicidade e o que fazem para ver o mundo melhor. Além dessas colocações, responderam a todas as peguntas e curiosidades dos alunos. Esse foi um momento riquíssimo de ouvir a experiência do outro e fazer o exercício de sentir como é a vida de pessoas que muito precisam lutar para ter o mínimo de condições para uma vida digna.
Na medida em que a conversa fluía, a artista Fabiana Nakano reformava a carroça do casal. Essa foi uma das propostas junto à ONG: convidar um casal de catadores e reformar a sua carroça. Os alunos puderam, com todos os cuidados, fazer a pintura de fundo, para que a artista desse os seus toques finais. Foi um momento maravilhoso em que, além de ouvir sobre a vida dos catadores, puderam entregar a carroça inteiramente reformada. Todos os envolvidos ficaram emocionados, principalmente ao ver Seu Jorge e Dona Madalena felizes com a reforma. Além das reflexões que proporcionaram, e da reforma de sua carroça, o casal poderá vir ao Colégio todas as sextas-feiras para recolher o material de reciclagem.
Os valores que o Colégio prima foram evidenciados nessa Eletiva: conhecimento, consciência crítica, sustentabilidade, comunicação, gratidão, solidariedade, fé, empatia, cidadania ativa e responsável.
O Sagrado, em nome do Segmento II, agradece à ONG PIMP MY CARROÇA através de seus representantes que possibilitaram esse momento rico com os alunos. Nossos agradecimentos também  à artista Fabiana Nakano, ao casal Seu Jorge e Dona Madalena, aos professores envolvidos nas eletivas e às Irmãs da Comunidade que abriram o espaço para a realização dessa experiência.  Segundo os professores responsáveis por essa eletiva, "Em um coração onde mora a gratidão, também habitará sempre a felicidade".
Galerias
Eletiva Ciências Humanas - Discriminação e Preconceito



Conheça nossa infraestrutura
Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Lista de Materiais 2019BN Lista de Livros 2019BN MatrículasBN ReflexãoLista de Livros ParadidáticosBN Seguro EducacionalAPP Conecte-seBN Bolsas FilantropicasBN UnifomesMexa-seSport School
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Livros
  • Sagrado Notícias
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos