Estudo do Meio na Baixada Santista – 7º Ano

Imagem da Notícia

Com o intuito de proporcionar outras formas de aprendizagem, no dia 14 de maio, os alunos do 7º ano realizaram um estudo do meio interdisciplinar à Baixada Santista, região litorânea do estado de São Paulo, onde puderam observar, in loco, os conceitos estudados em sala de aula. A atividade envolveu os componentes de História e Geografia.
O estudo teve início pela manhã, a partir da observação das características paisagísticas da cidade de São Paulo, bem como seus fenômenos recorrentes, dentre eles a enorme desigualdade social, a elevada densidade demográfica e seus desdobramentos, a conurbação com as cidades limítrofes, entre outros.
Durante o trajeto, os alunos puderam compreender o processo de industrialização da Região do ABC e discutir a época da fundação e ocupação das cidades de Santos, São Vicente e Cubatão, fazendo uma comparação com os dias atuais. A Represa Billings e suas principais funções também foram objeto de estudo e discussões.Da mesma forma foram observadas as características dos espaços naturais que fizeram parte do trajeto, como: a transição geomorfológica do Planalto Paulista à Planície Litorânea, o Domínio Morfoclimático da Mata Atlântica, na Serra do Mar e na Baixada Santista, e a biodiversidade desse ecossistema, comparando os organismos vivos e suas adaptações em cada ambiente. Tais características foram associadas aos principais fatores de clima, relevo e vegetação, sempre com o intuito de compreender a importância da conservação ambiental em áreas protegidas.
No total foram feitas quatro paradas para destacar os principais locais históricos, localizados na Baixada Santista: o Bonde de Monte Serrat, o Museu Bolsa do Café, o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos e o Porto de Santos. Nestes locais salientou-se a importância do estudo histórico, econômico, arquitetônico e cultural do país, reconhecendo sempre a época histórica que estava sendo vivenciada, além de ´proporcionar uma reflexão sobre a importância da conservação do patrimônio histórico material para a sociedade brasileira.         
O estudo do meio à Baixada Santista pode proporcionar, sem dúvida, um resgate de conhecimentos já adquiridos em anos anteriores e o aprofundamento indispensável e enriquecedor das diversas características históricas e geográficas que foram trabalhadas coletivamente em sala de aula, criando assim uma participação ativa, desafiadora e motivadora aos educandos.
Profas Francine Felisoni e Juliana Monteiro

Galerias
Estudo do Meio na Baixada Santista – 7º Ano



Conheça nossa infraestrutura
Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Lista de Materiais 2019BN Lista de Livros 2019BN MatrículasBN ReflexãoLista de Livros ParadidáticosBN Seguro EducacionalAPP Conecte-seBN Bolsas FilantropicasBN UnifomesMexa-seSport School
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Livros
  • Sagrado Notícias
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos