São Francisco na arte dos mestres italianos - Museu Faap

Imagem da Notícia

Nos dias 20 e 22 de março, os alunos de algumas turmas da 1a e 2a séries do Ensino Médio participaram de um Estudo do Meio interdisciplinar referente aos componentes curriculares Ensino Religioso, Atualidades e Arte com uma visita ao Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado – FAB-FAAP (http://www.faap.br/museu/), visitando a exposição “São Francisco na arte de mestres italianos”. Outras turmas, também da 1ª e 2ª séries farão a visita no dia 11 de abril.
Com os objetivos de resgatar a história de Francisco - os valores que pregava e vivia, como simplicidade, cuidado com os mais humildes e com a natureza e seu compromisso com a sociedade, calcado na paz e no respeito ao outro; valorizar e promover uma educação que vá além dos muros da escola e reconhecer os museus e as artes como expressões de conhecimento, além de possibilitar um diálogo entre a arte, a história e a religião, os alunos participaram intensamente da visita.
Vejam alguns depoimentos e fotos deles no Museu.
Professora Valeska Freeman

 

Bagagem interdisciplinar

A visita à exposição "São Francisco de Assis pelos mestres italianos" foi muito enriquecedora por nos trazer uma ampla visão sobre a forma como a arte dialoga com a história, a religião e os costumes. A bagagem que levo dessa experiência é interdisciplinar, me fez compreender a importância das aulas de Ensino Religioso, que abordam temas tão presentes nas mais diversas áreas da nossa vida.

Durante a visita guiada, a educadora do meu grupo nos mostrou vários aspectos das obras que normalmente passariam despercebidos, as metáforas e simbologias que fazem da arte algo tão interessante e essencial. Por isso, visitar museus e realizar atividades culturais é fundamental na extensão do conhecimento para além da sala de aula e no enriquecimento do nosso repertório.
Mariana Khalil – turma 224


Informação e conhecimento

A maioria dos jovens não sente vontade de ir a exposições de arte, o que é uma pena. Confesso que também não tinha grandes pretensões para a exposição “São Francisco na arte dos mestres italianos”, no Museu de Arte Brasileira (MAB). Fui esperando encontrar algo comum: arte sacra que retrata a vida de um santo. Mas eu estava muito enganada.
Voltei do Estudo do Meio extasiada com tanta informação e conhecimento que havia adquirido, não pensei que fosse aprender tanto sobre a vida de São Francisco, sobre o contexto histórico e as técnicas de pintura, mas, mais importante do que tudo isso, pude aprender sobre a importância que a arte tem no nosso cotidiano. Muitas coisas que temos hoje, como fotografia e cinema, são fruto das técnicas usadas no barroco. A arte constrói e desconstrói, está nos pequenos detalhes do cotidiano, e, por isso é imprescindível reconhecer sua importância.
Beatriz Fernandes Vidotti – turma 224

Galerias
São Francisco na arte dos mestres italianos - Museu Faap



Conheça nossa infraestrutura
Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Lista de Materiais 2019BN Lista de Livros 2019BN MatrículasBN ReflexãoLista de Livros ParadidáticosBN Seguro EducacionalAPP Conecte-seBN Bolsas FilantropicasBN UnifomesMexa-seSport School
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Livros
  • Sagrado Notícias
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos