Nutrição em aula prática - Ensino Médio

Imagem da Notícia

Nos dias 7, 8 e 10 de agosto de 2018, em plena volta às aulas, os alunos da primeira série do Ensino Médio participaram de uma aula prática sobre alimentação na disciplina de Biologia. A fim de desenvolver um ato de comensalidade, promoção do bem-estar e qualidade de vida, propostos no Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) e em consonância com as habilidades e competências dispostas na nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC), refletiram sobre a teoria nas aulas, e contaram com a assessoria especial da nutricionista do Colégio, Pâmela Santos.
A atividade faz parte de um projeto interdisciplinar que envolve o conteúdo de Redação (professora Greta) e Química (professora Maria José), que prevê como produto final o desenvolvimento de um texto de divulgação científica envolvendo a temática Alimentação na Adolescência. Assim, em ambas as unidades curriculares, os alunos tem refletido sobre diferentes perspectivas, suas escolhas alimentares, e dos seus demais pares do Ensino Médio do Colégio.
A aula foi desenvolvida no Espaço Gourmet, que conta com uma infraestrutura adequada para aulas práticas culinárias no ambiente escolar. Assim, os alunos vivenciaram três momentos imprescindíveis para o sucesso da aula, tão única para todos os envolvidos:

1) Dinâmica dos sentidos: organizados em dois grupos, foram solicitados a degustar alimentos, como legumes e frutas. Estavam vendados, e tentavam adivinhar o que estavam provando a partir do odor, sabor e textura. Prezando a saúde dos alunos, antes de iniciar a atividade, cada um respondia se possui alergia alimentar em relação a alguma fruta ou legume.
2) Nutri responde: nas aulas anteriores, os alunos das quatro turmas envolvidas desenvolveram questões acerca dos alimentos, e outras questões associadas, como o curso de Nutrição, logística da cantina e afins, para que a nutricionista pudesse discorrer com eles ao longo desse momento;
3) Preparação alimentar: por fim, juntamente com a nutricionista, e tendo em vista que o café da manhã é a refeição mais importante para o desenvolvimento cognitivo escolar, os alunos foram convidados a desenvolver uma vitamina, como forma de motivá-los a romper o jejum matinal e ter praticidade pela manhã.
As vitaminas preparadas foram: maçã com aveia e mamão com maçã e cenoura (fontes de vitamina A, C e fibras, melhorando o sistema imunológico e o trânsito intestinal).  Visando manter as receitas saudáveis, as mesmas foram adoçadas com açúcar mascavo. Os alunos demonstraram gostar muito das vitaminas elaboradas.
Além do desenvolvimento cognitivo proposto na atividade, os alunos puderam se engajar ativamente e entender a importância de uma alimentação saudável e de qualidade na escola e fora dela. Com isso, de forma muito autêntica e divertida, interagiram entre si de modo afetivo, cooperativo e empático, resultando em um momento ímpar.

Galerias
Nutrição em aula prática - Ensino Médio



Conheça nossa infraestrutura
Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Lista de Materiais 2019BN Lista de Livros 2019BN MatrículasBN ReflexãoLista de Livros ParadidáticosBN Seguro EducacionalAPP Conecte-seBN Bolsas FilantropicasBN UnifomesMexa-seSport School
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Livros
  • Sagrado Notícias
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos