Aulas inaugurais do Segmento II - 2018 começou!

Imagem da Notícia

Quando iniciamos um novo ano letivo, nos deparamos com as expectativas que o novo nos traz entre o conhecido e o desconhecido e nos empenhando em realizar novos desafios e manter o que nos é familiar: o reencontro com os amigos, a recepção dos alunos novos, os professores, a nova turma, a idealização de novas metas e o foco nos novos conhecimentos, com o objetivo de nos superarmos a cada ano.
Pensando nisso todos os anos preparamos as aulas inaugurais, para despertar em nossos alunos novas reflexões e para que percebam que a cada ano temos que traçar novos objetivos. Nesse ano o tema das aulas foi MUDA QUE O MUNDO MUDA COM A GENTE. A escolha do tema teve o propósito de levá-los à reflexão sobre a importância de ações efetivas que favorecem o bom desempenho acadêmico, compromisso com os estudos e valores morais que engrandecem o convívio entre os pares como: colaboração, respeito e trabalho em equipe, entre outros.
Num clima descontraído, mas de grande seriedade e muita reflexão, professores e equipe de coordenação desenvolveram um trabalho de construção de normas e metas que servirão de norte para os trabalhos do ano e para a formação individual.
Depois de encherem bexigas que traziam palavras antônimas, os alunos dos 6os anos formaram duplas para se conhecerem e apresentarem o colega ao restante do grupo. Em seguida, reuniram-se em grupos maiores, formados por alunos de diferentes salas e, através de uma reflexão do cotidiano, elaboraram comandos que beneficiariam o convívio social e o desenvolvimento acadêmico.
Alunos de 7os e 8os anos partiram da reflexão do trecho do seriado Malhação onde um professor conversava com seus alunos sobre a responsabilidade de cada um sobre o convívio escolar e na sociedade. Tendo isso como base, elencaram pequenas infrações que cometemos no dia a dia e que poderiam ser evitadas se mudássemos nossas ações. Para finalizar a atividade, preencheram um Quadro de Atitudes que servirá de guia para cada uma das classes.
No 9º ano, a partir de um trecho de videogame, os alunos identificaram ações necessárias para alcançarmos nossos objetivos, sendo estes a curto ou longo prazo. Discutiram sobre a necessidade de serem proativos no desenvolvimento das atividades acadêmicas, destacando ações a serem realizadas, pontuando cada uma delas segundo um nível de dificuldade e registrando-as em um alvo. Estas ações serão reavaliadas por eles ao longo do ano.
Nós, equipe de coordenação e professores, parabenizamos os alunos pelo nível da reflexão e consciência no trabalho desenvolvido, mostrando que estão no caminho de nossa proposta: mudando a si mesmos para mudar o mundo.
Acompanhe o trabalho nas fotos abaixo.

Galerias
Aulas inaugurais do Segmento II - 2018 começou!



Conheça nossa infraestrutura
Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Lista de Materiais 2015BN Lista de Livros 2015BN MatrículasBN ReflexãoLista de Livros ParadidáticosBN Seguro EducacionalAPP Conecte-seBN Bolsas FilantropicasBN UnifomesMexa-seSport School
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Sagrado Notícias
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos