Alunos do Ensino Médio visitam templo budista

Imagem da Notícia

No mês de maio, os alunos do Ensino Médio visitaram alguns lugares sagrados, escolhidos de acordo com as temáticas desenvolvidas nas aulas de Ensino Religioso. As turmas das 2as séries estão estudando as religiões orientais, entre elas o budismo, e por isso visitaram o Templo Budista Zu Lai, situado em Cotia, cidade vizinha a São Paulo, acompanhadas pela professora Valeska.
Esse templo é representante da ordem budista Fo Guang Shan, com sede mundial em Taiwan e foi inaugurado em 2003. O templo é considerado o maior santuário budista da América Latina e lembra os clássicos palácios chineses.
Logo na chegada, em frente a uma enorme estátua sorridente de Buda, os alunos e a professora foram recebidos pelo guia Felipe que os acompanhou por todo o espaço religioso. O objetivo era fazer uma leitura da arquitetura e dos simbolismos do templo, a partir da própria história do Sidarta Gautama e dos valores desta milenar tradição religiosa. Com a ajuda do guia foram estabelecendo essas conexões entre história, práticas religiosas e lugares sagrados. Caminharam pelos jardins cercados por inúmeras esculturas de Budas e Bodhisattvas, conheceram alguns espaços de celebrações e foram até um pequeno museu que expõe esculturas e explica um pouco da trajetória do budismo.
Terminaram a visita ao Templo Zu Lai em uma das salas preparadas para a prática da meditação. Após tirarem os sapatos, os alunos foram se posicionando, meninos de um lado, meninas de outro, para receberem as orientações do guia de como deveriam proceder para executarem uma breve experiência da prática. O silêncio tomou conta da sala e os alunos respeitosamente puderam meditar durante alguns minutos. Passaram uma tarde maravilhosa em que puderam viver experiências que aproximam os lugares sagrados da transcendência.
O objetivo neste estudo do Meio foi o de aprofundar a análise sobre os espaços sagrados de diferentes religiões, a fim de perceber suas semelhanças e suas particularidades quanto ‘a maneira como organizam o espaço onde entram em contato com o divino.
Buscou-se reconhecer na arquitetura, nas obras de arte, nos cultos dos fiéis, as concepções de espaço sagrado, a relação entre o espaço e a transcendência. Ao observar os espaços sagrados puderam perceber como eles são capazes de revelar a história, os conflitos e as crenças de um povo.
A professora Valeska acredita que foi “de fundamental importância nesta visita conhecer e dialogar com nossos irmãos de credos ou ritos diferentes, fortalecer nossa identidade cristã e nos afastarmos do preconceito e dos radicalismos que fomentam atitudes de ódio e violência. Neste aspecto, foi muito emocionante a postura extremamente respeitosa de nossos alunos diante do sagrado de outras culturas e tradições”.

Vejam alguns depoimentos sobre a visita ao templo - Clique AQUI

Galerias
Alunos do Ensino Médio visitam templo budista



Conheça nossa infraestrutura
Agendamento de Visitas Alunos Novos 2018
BN Lista de Materiais 2015BN Lista de Livros 2015BN MatrículasAPP Conecte-seMexa-seBN UnifomesBN Bolsas FilantropicasBN Seguro EducacionalBN Reflexão
Relatório de Atividades 2016 IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Sagrado Notícias
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos