Uma viagem ao passado - Estudo do Meio do 8º ano

Imagem da Notícia

Foi realmente uma viagem ao passado o Estudo do Meio dos 8ºs anos. Em 3 de maio, orientados pelos professores de Geografia e História, os alunos puderam vivenciar a história do país e do estado de São Paulo.
Iniciaram essa viagem histórica em um trem “Maria Fumaça” do século XIX, aprendendo sobre o funcionamento dessa máquina, marco da primeira Revolução Industrial da Inglaterra, presente em Campinas. Além disso, conheceram a importância do transporte ferroviário para facilitar a chegada do café paulista até o Porto de Santos. Essa vivência proporcionou conhecer a rotina das estações de trem do passado e como São Paulo passou a ser o centro do desenvolvimento industrial do país. Esse momento foi oportuno para saberem que no Brasil, a cidade de Campinas foi a segunda do mundo a receber um telefone, assim como o funcionamento das primeiras ligações.
A experiência na Fazenda Tozan também foi muito rica, conhecer bem de perto a história do café paulista, da fazenda e dos seus primeiros proprietários enriqueceu os vínculos com o passado. Ainda na Tozan, entraram em contato com a estruturação da mão de obra escrava utilizada na produção do café e, posteriormente, com o uso do trabalho dos imigrantes. Enfim, foi possível experimentar a história vista nos livros e nas aulas.

Galerias
Uma viagem ao passado - Estudo do Meio do 8º ano



Conheça nossa infraestrutura
Agendamento de Visitas Alunos Novos 2018
BN Lista de Materiais 2015BN Lista de Livros 2015BN MatrículasAPP Conecte-seMexa-seBN UnifomesBN Bolsas FilantropicasBN Seguro EducacionalBN Reflexão
Relatório de Atividades 2016 IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Sagrado Notícias
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos