Uma viagem ao passado - Estudo do Meio do 8º ano

Imagem da Notícia

Foi realmente uma viagem ao passado o Estudo do Meio dos 8ºs anos. Em 3 de maio, orientados pelos professores de Geografia e História, os alunos puderam vivenciar a história do país e do estado de São Paulo.
Iniciaram essa viagem histórica em um trem “Maria Fumaça” do século XIX, aprendendo sobre o funcionamento dessa máquina, marco da primeira Revolução Industrial da Inglaterra, presente em Campinas. Além disso, conheceram a importância do transporte ferroviário para facilitar a chegada do café paulista até o Porto de Santos. Essa vivência proporcionou conhecer a rotina das estações de trem do passado e como São Paulo passou a ser o centro do desenvolvimento industrial do país. Esse momento foi oportuno para saberem que no Brasil, a cidade de Campinas foi a segunda do mundo a receber um telefone, assim como o funcionamento das primeiras ligações.
A experiência na Fazenda Tozan também foi muito rica, conhecer bem de perto a história do café paulista, da fazenda e dos seus primeiros proprietários enriqueceu os vínculos com o passado. Ainda na Tozan, entraram em contato com a estruturação da mão de obra escrava utilizada na produção do café e, posteriormente, com o uso do trabalho dos imigrantes. Enfim, foi possível experimentar a história vista nos livros e nas aulas.

Galerias
Uma viagem ao passado - Estudo do Meio do 8º ano



Conheça nossa infraestrutura
Agendamento de Visitas Alunos Novos 2018
BN Lista de Materiais 2015BN Lista de Livros 2015BN MatrículasBN ReflexãoBN Seguro Bradesco EducaçãoRedações em RedeBN Bolsas FilantropicasBN UnifomesMexa-seBanner Regulamento CEF Campanha de Matrículas 2017
Relatório de Atividades 2016 IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Revista de Orientação Vocacional e Profissional
  • Sagrado Notícias
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos