Tema da redação do Enem foi trabalhado no Sagrado!

Imagem da Notícia

Nos dias 5 e 6 de novembro, foram realizadas as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No domingo (6), além das provas de Linguagens e Matemática, os estudantes tiveram que desenvolver uma redação sobre o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.
As orientações do Enem exigiam que fosse um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas. Os estudantes deveriam desenvolver o tema a partir dos subsídios dispostos na prova e apresentarem uma proposta de intervenção ao problema abordado.
Minutos após ser divulgado o tema da Redação do Enem, os professores da Área de Ensino Religioso do Sagrado começaram a comemorar. Primeiro, pela relevância do tema no cenário nacional e pelo reconhecimento de que a questão da intolerância religiosa precisa ser debatida além dos muros das instituições religiosas por se tratar de algo que merece a atenção de toda a sociedade. Em segundo lugar, porque as temáticas referentes à diversidade de culturas e tradições religiosas estão presentes no currículo desenvolvido na Área de Ensino Religioso no Colégio, desde as séries iniciais. Fazemos parte de uma Instituição confessional católica, que entende ser fundamental o respeito às diferentes religiões, pois só assim poderemos viver verdadeiramente os ensinamentos do Evangelho e sermos de fato cidadãos comprometidos com um mundo melhor.
De modo especial, os alunos do Ensino Médio, pela intencionalidade em trabalharmos temas relacionados aos grandes exames vestibulares, desenvolveram a proposta de redação de maneira mais sistematizada. Os quatro textos apresentados pelo Enem como apoio para a redação - três deles ligados aos aspectos constitucionais e um infográfico sobre a intolerância religiosa no Brasil - haviam sido trabalhados em sala de aula e até mesmo apresentados em avaliações.
Diante dessas constatações, sabíamos que os alunos alcançariam bons resultados, fato que pudemos comprovar assim que eles foram terminando a prova e postando nas redes sociais o quanto se sentiram confiantes diante do tema. Convidamos os alunos a apresentarem as redações produzidas para o Enem em nossas aulas e dentre essas produções escolhemos algumas para representarem os textos que desenvolveram. Esperamos que vocês possam apreciar uma pequena amostra do trabalho maduro de nossos alunos, fundamentados em conceitos, contextos e valores muito bem estruturados.

Redação Enem 2016
Tema: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”

CLIQUE AQUI E VEJA OS TEXTOS SELECIONADOS

Conheça nossa infraestrutura
Agendamento de Visitas Alunos Novos 2018
BN Lista de Materiais 2015BN Lista de Livros 2015BN MatrículasBN ReflexãoBN Seguro Bradesco EducaçãoRedações em RedeBN Bolsas FilantropicasBN UnifomesMexa-seBanner Regulamento CEF Campanha de Matrículas 2017
Relatório de Atividades 2016 IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Revista de Orientação Vocacional e Profissional
  • Sagrado Notícias
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos