História

     O Colégio Sagrado Coração de Jesus, teve seu início com o lançamento da Pedra Fundamental em 23 de setembro de 1998 na cidade de Castanhal. E sua inauguração oficial ocorreu no dia 30 de agosto de 2000. Entre as unidades que fazem parte da Sagrado Rede de Educação o Colégio Sagrado é uma das mais novas unidades. Localizada em Castanhal, município brasileiro do estado do Pará, pertencente à Mesorregião Metropolitana de Belém, distante 68 km, localizada no norte brasileiro.

     É interessante conhecer a história local, pois, atribuem-se a índios da tribo Tupinambá, as origens históricas de Castanhal. O povoamento regular começou a partir da miscigenação racial entre brancos, pardos e nativos. Com a chegada da Estrada de Ferro de Bragança do Pará começou-se o primeiro período de desenvolvimento, com os colonizadores cearenses, especializados no cultivo da terra, contratados pelo Governo Provincial da época. Formou-se a Vila de Castanhal, criada oficialmente em 15 de agosto de 1899.

     Em 28 de janeiro de 1932 foi criado o Município de Castanhal por meio do Decreto-Lei N° 600, assinado pelo interventor federal do Pará, Magalhães Barata. Depois,com a abertura de rodovias, especialmente a Belém-Brasília, iniciou a última fase de colonização com elementos populacionais de outras localidades do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sudeste.

     O nome Castanhal deriva do Igarapé Castanhal que, em suas margens, possuia muitas castanheiras (Bertholletia excelsa). A Bertholletia excelsa, popularmente conhecida como castanha-do-brasil, castanha-do-pará, castanha-do-acre, tocari e tururi é uma árvore de grande porte, muito abundante no norte do Brasil e na Bolívia, cujo fruto (ouriço) contém a castanha, que é sua semente É uma árvore da família botânica Lecythidaceae, nativa da Floresta Amazônica.

     A localização para a fundação do Colégio Sagrado foi determinada com o objetivo de colaborar na construção de uma sociedade mais justa, ressaltando os valores éticos e sociais dando a oportunidade de um bom ensino a todos, diminuindo assim a desigualdade social, como também um apoio com ações de assistência e orientação, visando proporcionar as famílias melhores condições de vida. E reconhecendo a importância da cidade de Castanhal no estado do Pará, como também percebendo o crescimento da cidade e do bairro onde se localiza o Colégio.

      O Colégio Sagrado Coração de Jesus exerce hoje muitas atividades, entre elas desenvolve atividades educacionais, objetivando desenvolver o projeto educativo à luz do Evangelho que, a partir do princípio cristão do "amor ao próximo", colabora na formação do educando, mobilizando-o em todas as suas dimensões, (espiritual, moral, intelectual, afetiva, social e cívica), articulando essa formação às exigências do mundo atual. Organiza e programa atividades que possibilitem ao educando utilizar o conhecimento elaborado como instrumento para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e das competências necessárias à conquista da autonomia intelectual.

Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Unifomes BN TutoriaisBN Bolsas FilantropicasBN MatrículasLista de materiaisAtualizar Boleto
  • Ajude uma Criança
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos