História

Contando nossa história:

 

História

Educandário Madre Clélia, assim a Creche Escola Madre Clélia era chamada, após o instituto das apóstolas do Sagrado Coração (IASCJ) assumir sua direção, na década de 40. Antes, a entidade recebeu os nomes de Orfanato São Vicente de Paula e Educandário Anita Costa mantido pelo conselho dos Vicentinos.
 

Linha do Tempo

1941 - Fundação do "Orfanato São Vicente de São Paulo". Primeira comunidade IASCJ: Irmã Bertila Fontana, Irmã Imelda Pavoni, Irmã Vientina Brioschi

1945 - Mudança de nome para "Educandário Anista Costa"

1966 - Mudança de nome para "Educandário Madre Clélia"

1985 - Mudança de nome para "Creche e Escola Madre Clélia"

2016 – Mudança de nome para “ Colégio Infantil Madre Clélia"

Inspiradora

 Madre Clélia Merloni nasceu na cidade de Forli na Itália, no dia 10 de março de 1861. A  mãe  morreu quando Clélia tinha apenas três anos de idade. Próspero o pai ofereceu a  Clélia uma  educação esmerada, cheio de bem-estar e a preparou para administrar os bens  da família. A  jovem tinha os desejos, a vida religiosa lhe parecia ser o caminho ideal para  realização plena  de seu ser.

 Para atingir seu objetivo enfrentou o pai que no começo não aceitava sua ida para o  convento. Vencida essa etapa, Clélia lutou com uma saúde frágil, até que a cura divina a fez  fundar o instituto religioso em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Em Viareggio, no dia 30 de maio de 1894, fundou o instituto das apóstolas do Sagrado Coração de Jesus(IASCJ) mantenedor da USC. Logo, ganhou seguidoras que trabalham na caridade e promoção humana.

Com caráter missionário o IASCJ veio trabalhar no Brasil, em 1900. Na Europa, Clélia intensificou suas orações pelo trabalho das apóstolas em terras brasileiras, trabalho que se intensificou na área educacional. Faleceu no dia 21 de novembro de 1930, na sede geral do IASCJ em Roma. Atualmente, seu processo de beatificação tramita no Vaticano.

Leia mais: www.apostolas.org.br

 

Missão

Nossa Visão, Missão e Valores

VISÃO

Ser uma instituição educacional de excelência, reconhecida nos locais onde atua.

 

MISSÃO

Oferecer uma educação acadêmica e cristã, que assegure a formação de cidadãos reflexivos, autônomos, éticos, criativos, solidários e socialmente responsáveis.

 

VALORES

-Evangelho
Garante à comunidade educativa a vivência da fé, da justiça, do respeito, do perdão, da fraternidade, da esperança, sa sensibilidade e do amor a Deus e ao próximo.

-Espiritualidade do Coração de Jesus
A partir do Carisma legado por Madre Clélia Merloni, nossa fundadora, revelamos Cristo à comunidade educativa, através de uma educação que passa pelo coração; cujo o centro inspirador é a ternura, a compaixão e o infinito amor do Coração de Jesus.

Pedagogia Cleliana
A ação educativa, alicerçada nos princípios clelianos e na concepção humanista-cristã, oferece uma prática pedagógica que contempla integralmente o educando no desenvolvimento de suas capacidades: moral, ética, espiritual, intelectual, afetiva, social, cognitiva, cívica e ecológica.

-Ser Presença
O testemunho dos educadores com presença atenta, acolhedora, firme e educativa; do olhar terno, cuidadoso e abrangente, fortalecendo os laços de confiança e amor recíproco.

PROPOSTA CURRICULAR

A Concepção de Currículo, no contexto Educacional da Sagrado Rede de Educação, tem como principais referenciais: A identidade Institucional e Eclesial – Escola Católica – da Mantenedora – IASCJ; os fundamentos do humanismo cristão – concepção filosófica – focado na pessoa e na sua integralidade e pessoalidade; a visão sistêmica dos processos educacionais que integra as concepções do Projeto Político Pedagógico e orienta as práticas pedagógicas do cotidiano escolar.

 Neste contexto, o Colégio Infantil Madre Clélia consolida a sua identidade de Escola Católica e, na busca da excelência educacional, estabelece como referenciais educativos, norteadores das práticas pedagógicas:

  1. a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, como eixo articulador entre fé, identidade católica e diversidade cultural;
  2. a espiritualidade institucional, como fundamento de uma educação humanista e sensível comprometida com a pessoa e seu contexto; as experiências pedagógicas diferenciadas, concebidas e organizadas para promover aprendizagens significativas, focadas no desenvolvimento de competências – conhecimentos (saber), habilidades (fazer) e atitudes (ser) – com padrões de excelência educacional correspondentes à visão, missão e valores institucionais;
  3. conteúdos e estratégias integradores e articuladores da teoria e da prática no processo de ensino e aprendizagem;
  4. a função socializadora da educação, comprometida com o “fazer pedagógico”, numa dimensão política e social;
  5. metodologias aplicadas em um contexto de significado para a informação e para a aquisição de competências e habilidades que educam e formam para a vida;
  6. processos de tomadas de decisão a nível político no âmbito curricular;
  7. excelência educacional: qualidade de ensino e educação integral, pautada em valores cristãos.

 

 

Agendamento de Visitas Alunos Novos 2017
Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Unifomes BN TutoriaisBN Bolsas FilantropicasLista Material EscolarBanner Regulamento CEF Campanha de Matrículas 2017
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Revista Escola em Pastoral
Tour 360 Graus
Vídeos

Sem vídeos cadastrados e ativos no momento.