Histórico

As Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, na pessoa de Ir. Miriam Cunha Sobrinha, ASCJ, Superiora Provincial, recebeu e acolheu o convite de Frei Francisco Angeli Belotti, fundador da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, para integrarem-se à Missão da Fraternidade na cidade de Porto Príncipe, Haiti, já iniciada desde fevereiro de 2011 por frei Gabriel Martins Alves e frei Davi Pinheiro do Rosário e o leigo Heverton Ribeiro das Chagas. Para assumir como Apóstolas esta Missão, a título de experiência durante 90 dias, foram designadas Ir. Maria Emília Bueno Barbosa e Ir. Matilde Ranzan, acompanhadas por Ir. Maria Zelinda Cardim, Conselheira Provincial, que permaneceu na capital do país por 15 dias.

A viagem aconteceu no dia 26 de abril de 2011, saindo do Aeroporto de Guarulhos em direção a Porto Príncipe às 5h30. Fizeram uma escala no Panamá por volta de 10h30 (horário brasileiro 12h30) chegando a Porto Príncipe, às 14h15 horário local. Com as Irmãs viajaram o Sr. Nilson Angelli Angelo, Diretor Administrativo da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e a secretária, Viviana Paula Berto. Foram recebidos por frei Gabriel Martins Alves, frei Davi Pinheiro do Rosário e Heverton Ribeiro das Chagas Silva. Dirigiram-se em seguida para a residência onde se instalaram a Rua Marie Auxiliatrice, nº 11, Delmas 95, Jacquet.

Os primeiros meses de contato com a realidade local foram muito importantes para que os missionários pudessem perceber as necessidades do povo haitiano e definirem o foco de atuação.

No período de 11 a 16 de junho de 2011, a Superiora Geral do IASCJ, Madre Mary Clare Millea, acompanhada da Superiora Provincial da Província de São Paulo, Ir. Miriam Cunha Sobrinha e da Superiora Provincial da Província dos EUA, Ir. Mauren Martin visitaram o local da missão e, sensibilizadas pelo sofrimento do povo haitiano, especialmente das crianças, decidiram efetivar a instalação de uma comunidade do IASCJ em Porto Príncipe, capital do Haiti.

No dia 07 de julho de 2011, Ir. Matilde Ranzan e Ir. Maria Emília Bueno Barbosa retornaram ao Brasil e no mesmo ano, no dia 08 de setembro foram enviadas Ir. Maria Zelinda Cardim e Ir. Maria Emília Bueno Barbosa para efetivarem a comunidade religiosa e o trabalho missionário em parceria com a Associação e Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Em novembro de 2011, Frei Francisco Angeli Belotti, fundador da Fraternidade, visitou a missão e num encontro com o Sr. Arcebispo Dom Guire Poulard e com a indicação e a pedido do mesmo, ficou definido o local da missão no Bairro Santo 9, nº 64 A, no oeste da região metropolitana de Porto Príncipe, prefeitura de Croix-des-Bouquets.

O grupo de missionários iniciou o trabalho visitando cento e dezessete famílias do bairro e constataram a grande necessidade de oferecer atendimento à população na área de saúde, às mães em período gestacional e às crianças por serem as mais indefesas como também, a necessidade de iniciar um projeto de evangelização e educação, especialmente para as crianças cujas famílias não tem condições de pagar uma escola.  

No dia 18 de fevereiro de 2012 deu-se início o projeto “Semeando futuro”, nas tendas doadas pelo Exército Brasileiro em missão de paz no Haiti. Este projeto que começou a acontecer todos os sábados no período da tarde, oferece às crianças e adolescentes do bairro atividades educativas e recreativas seguidas de uma alimentação. 

No dia 06 de março de 2012, a comunidade das Irmãs Apóstolas recebeu mais duas missionárias, Ir. Alzira de Almeida e Ir. Cláudia Adriana Aurieme, acompanhadas por Ir. Miriam Cunha Sobrinha, Superiora Provincial da Província de São Paulo.

No dia 13 de agosto o IASCJ deu início a construção de uma escola de Educação Infantil com uma verba doada pelos funcionários da Usina de Itaipu através da Embaixada Brasileira no Haiti e sob a coordenação dos militares brasileiros da engenharia em missão de paz no Haiti (Braengcoy, 16º contingente).

No dia 01 de outubro de 2012 teve início a escola Institution Sacré Coeur de Jésus, que abriu o 1º ano da educação infantil para 30 crianças na idade de 3 e 4 anos cujas famílias não tem condições de assumir os gastos da educação. Em janeiro de 2013 abriu o 2º ano da educação infantil acolhendo outras 26 crianças.

No dia 11 de outubro houve a inauguração oficial da escola "Institution Sacré Coeur de Jésus" com a presença de Ir. Maria Aparecida Sacon e o Sr. Marcelo Gagliardi, membro da Associação de Pais e Mestres do Colégio Sagrado Coração de Jesus de São Paulo. Também marcou presença os militares colaboradores na construção da escola, Sr. General Gabriel Jorge Guerreiro, Deput Force Comander (argentino), os militares brasileiros, Ten. Cel. Antonio Carlos Limeira Dutra, comandante da BRAENGCOY, Cel. Leal, comandante do Brabat 2, Pe. Lázaro, capitão militar e demais militares.

A Institution Sacré Coeur de Jésus oferece uma educação integral e de excelência oferecendo, além da formação acadêmica, duas refeições diárias aos alunos.

Para tornar a família parceira da escola e proporcionar um aprendizado, a Institution Sacré Coeur de Jésus iniciou no dia 05 de novembro de 2012 o "Atelier Madre Clélia", com curso de bordado, crochê e outros trabalhos manuais, sob a coordenação de Ir. Maria Emília Bueno Barbosa.

Impulsionadas pelo carisma herdado da Serva de Deus, Madre Clélia Merloni, as Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus estão presentes junto à população mais carente da cidade de Porto Príncipe, Haiti com a missão de tornar sempre mais conhecido e amado o Sagrado Coração de Jesus, trabalhando para que cada pessoa seja reconhecida em sua dignidade, amada e respeitada em todas as suas dimensões.

Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Sagrado Notícias
  • Revista Escola em Pastoral
Tour 360 Graus
Vídeos