Período Complementar

APRESENTAÇÃO

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o termo Educação Integral tem por definição “educação por inteiro, total e global”. A nossa proposta de Educação Complementar, portanto, é a de ofertar aos estudantes uma formação abrangente e integral, que mais do que a ampliação do tempo em sala de aula, possibilite o complemento do ensino convencional ofertado em apenas um turno, por meio de proposições de atividades especiais, enfatizando problematizações que priorizem a vivência em sua dimensão mais prática, por meio de projetos e atividades diversificadas com visão e ação interdisciplinares.

Os familiares que aderiram à “Educação Complementar”, idealizada em 2013 e implantada em 2014 têm avaliado positivamente as atividades ofertadas aos seus filhos. Além da tranquilidade de saberem que eles estão seguros no ambiente escolar, confirmam que a aprendizagem tem ocorrido de forma mais prazerosa e efetiva, porque o processo extrapola o básico, avançando para outras perspectivas que interferem na formação integral dos seus bens mais preciosos.

A proposta de "Período complementar”, no entanto, não invalida a efetiva participação da família no processo de educar, pois não é somente o tempo que os pais passam com os filhos que garante a assertividade necessária, mas principalmente a qualidade das intervenções que são feitas, que devem congregar afetividade, firmeza e sensatez para identificar as tomadas de decisões oportunas para cada situação.

            A Equipe Pedagógica do Período Complementar do Cor Jesu está sempre disposta a apoiar os familiares nessa construção educativa contínua e em parceria, pois Escola e Família são os esteios essenciais para que as crianças se desenvolvam de forma integral, considerando as dimensões atitudinal e cognitiva.

 

METODOLOGIA E ROTINA PEDAGÓGICA

A metodologia da Educação Complementar que ofertamos é referenciada pela teoria socio-interacionista[1], educação personalizada comunitária[2], além da pedagogia cleliana[3], que agregadas apoiam os direcionamentos realizados pelos educadores, que buscam valorizar as potencialidades de cada criança, apoiando-as a se desenvolverem a partir do contato com o outro, com as situações diversificadas que ocorrem a cada dia, com base no respeito às diferenças e atitudes solidárias.

Além do acompanhamento escolar, as práticas esportivas, culturais e de incentivo à leitura, também existe uma preocupação com a alimentação saudável, com acompanhamento nutricional que garante uma dieta equilibrada e adequada para que a saúde dos estudantes possa ser mantida, com repercussão positiva no processo de aprender. O restaurante Cenáculo é responsável pela alimentação do Período Complementar.

A rotina das atividades é acompanhada por educadores bem preparados e motivados.  As crianças são acolhidas diariamente em uma sala onde vivenciam a socialização, musicalidade, momento de oração e a normalização, e em seguida realizam a higienização das mãos para o almoço.

Após o almoço as crianças fazem a escovação dos dentes. Em seguida se dirigem para a sala do “soninho” e descanso. Depois de um momento relaxante partem para as atividades do dia: Ballet, judô, Natação, Patinação, Inglês, Atividades de Expressão Corporal, Acompanhamento Pedagógico e Projetos Interdisciplinares, de acordo com a grade estabelecida para cada dia da semana. Os projetos de Alimentação Saudável, Artes, Hora do Conto, Tecnologia da Informática e Atividades Dirigidas dão um toque personalizado a tudo o que é proposto, com intencionalidades bem definidas, que visam realmente o desenvolvimento integral das crianças.

Sem dúvidas, o período complementar do Colégio Cor Jesu vem agregar qualidade de vida ao seu bem mais precioso, pois apresenta significativo diferencial de atendimento educacional, garantindo:

  • Aprendizagem significativa, com melhorias significativas de rendimento qualitativo e quantitativo verificado por meio dos instrumentos avaliativos.
  • Prática diária de esportes, respeitando as necessidades físicas de cada um.
  • Melhor aproveitamento do tempo ocioso, com o afastamento de risco social.
  • Orientação dos estudos e tarefas propostas.
  • Orientação nutricional e adequação de hábitos alimentares.
  • Aprimoramento de hábitos de higiene.
  • Vivência de momentos de oração e desenvolvimento de valores e atitudes para uma convivência respeitosa e solidária em relação aos colegas, além do cuidado e organização com os pertence pessoais.
 

[1] Teoria que defende a interação que o indivíduo precisa ter com o meio ambiente para se desenvolver, pois afirma que a aprendizagem ocorrer a partir de uma relação dialética entre o sujeito e a sociedade ao seu redor, por meio de experiências realmente significativas que focam no real, no cotidiano da vida. 

[2] Forma de gerir o processo educacional, com respeito aos diferentes estilos e processos de aprender e desenvolver potencialidades.

[3] Proposta pedagógica formulada pela fundadora das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Madre Clélia Merloni, pautada em princípios humanistas e cristãos para um ensino de qualidade que valoriza a ética na formação de estudantes críticos, ativos e conscientes do seu papel social. 

Cadastramento Árvore de Livros
Agende uma VisitaBN Unifomes BN Listas de materiais 2018BN TarefasBN Roteiro de avaliaçõesBN Bolsas FilantropicasBN MatrículasAgenda VirtualFanpage - Cor JesuGuia do EstudanteWebmail
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Revista Cor Jesu em Movimento
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos