TERCEIRÃO FAZ VISITA TÉCNICA À SEDE DA APAE-DF

Imagem da Notícia

Além de conhecer o trabalho da instituição, os estudantes participaram das oficinas e conversaram com os aprendizes e com os profissionais da ONG.

Na manhã de hoje (27/08), os estudantes da 3° série do Ensino Médio, do Colégio Cor Jesu, realizaram visita técnica à sede da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE-DF). Situada na W3 Norte, a APAE-DF capacita pessoas com deficiência (PCD) para o mercado de trabalho, bem como no desenvolvimento de sua autonomia nas atividades diárias - como usar o transporte público.

Os estudantes conheceram as oficinas/salas de aula, como o Telecentro, primeiro com inclusão para cegos e pessoas com baixa visão do país. A ONG disponibiliza outras oficinas, como: Produção de Alimentos, a Lavanderia, Vendas e Atendimento ao Público e Conservação de Bens Culturais. Nesses locais, o aprendiz pratica a postura e as normas de sua área de atuação. Há também o Centro-Dia, programa sócio-ocupacional que atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla, com comprometimento mais acentuado, ou com sinais de envelhecimento, para ampliar a sua autonomia.

Após a parte teórica, foi a vez de colocar o aprendizado em prática. Os estudantes cantaram com integrantes da banda Baião de Dois, fizeram bolo de prestígio, passaram roupa, e criaram desenhos na oficina de artes. Houve ainda um bate pato com os profissionais da APAE sobre o mercado de trabalho.

A próxima visita do Terceirão à APAE já tem data prevista, dia 5/10/2019. Os alunos do Cor Jesu irão organizar a festa dos aprendizes e ajudar na confecção das fantasias usadas no dia.

APAE-DF

Além da sede na W3 Norte, a APAE possuí unidades em Sobradinho/DF, Ceilândia/DF e Guará/DF. São oferecidos à comunidade PCD a Educação Profissional e inclusão laboral, voltada para a capacitação e inserção no mercado de trabalho, Programa Acadêmico onde é reforçado o letramento e leitura, voltada para os alunos que já passaram pela educação formal, mas que precisam de reforço, e a Colocação Profissional, o aprendiz recebe instruções para um melhor desempenho no mercado de trabalho. 

Por ano, cerca de 60 pessoas são incluídas no mercado de trabalho, em órgãos públicos como o Senado Federal, Superior Tribunal de Justiça (STJ), e empresas privadas. Para mais informações de como ingressar, se voluntariar ou fazer doações, acesse: apaedf.org.br

Galerias
TERCEIRÃO FAZ VISITA TÉCNICA À SEDE DA APAE-DF



Conheça o site oficial de Madre Clélia
Período IntegralBN Unifomes BN Listas de materiais 2019Atividades ExtracurricularesBN Roteiro de avaliaçõesBN Bolsas FilantropicasBN MatrículasAgenda VirtualLocação de espaçosConcurso de Bolsas 2019
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Revista Cor Jesu em Movimento
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos