9º ano trabalha, de forma divertida, o conteúdo "tensão superficial"

Imagem da Notícia

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II vivenciaram, no laboratório de ciências, uma experiência sobre “tensão superficial”. A prática foi baseada na descoberta, feita em sala, da tensão que há na superfície da água quando em repouso. Esta tensão faz com que a camada mais superficial da água se comporte como uma membrana elástica.

Para trabalhar o assunto, foi proposta aos alunos uma competição. No primeiro momento, deveriam colocar o máximo de gotas que conseguissem sobre moedas de 50 centavos e 1 real. No segundo momento, deveriam colocar alfinetes na superfície da água sem que houvesse a quebra da tensão.

A tensão superficial é uma propriedade muito importante que atua em benefício da vida, pois garante a sobrevivência de vários seres vivos, como insetos, fungos e algas, por exemplo. O uso de recursos experimentais com materiais alternativos na aula de ciências facilita a assimilação dos conhecimentos e possibilita a aprendizagem do conteúdo com mais facilidade pelos estudantes.

Galerias
9º ano trabalha, de forma divertida, o conteúdo “tensão superficial”



Conheça o site oficial de Madre Clélia
Período IntegralBN Unifomes BN Listas de materiais 2019Atividades ExtracurricularesBN Roteiro de avaliaçõesBN Bolsas FilantropicasBN MatrículasAgenda VirtualLocação de espaçosConcurso de Bolsas 2019
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Revista Cor Jesu em Movimento
  • Revista Escola em Pastoral
Vídeos