Infraestrutura

BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA ESCOLAR DIVINO ESPÍRITO foi Instalada no dia 07 de Junho de 1962 e Registrada no INL (Instituto Nacional do Livro) com o número 21.073, em 08 de Julho de 1.980.   Utiliza o Sistema de Classificação Decimal CDD – Classificação Decimal de Dewey.

         A partir de 21 de Janeiro de 2013, a BIBLIOTECA é administrada pela BIBLIOTECÁRIA, IR. MARIA DO SOCORRO FREITAS - CRB-8 / 6.150.  Há também na Biblioteca uma Atendente, Elizete P. de Oliveira Silva.

            “O BIBLIOTECÁRIO é um elo de ligação entre a Biblioteca e o Usuário, é o Profissional da Informação de Nível Superior BACHAREL em BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇAO. Capacitado a planejar, organizar, gerenciar e administrar: BIBLIOTECAS, REDES de INFORMAÇÃO, CENTROS DE INFORMAÇÃO, CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO, etc. Orienta os Usuários e incentiva-os ao prazer da Leitura, Pesquisa e Informação.”

             A BIBLIOTECA ESCOLAR DIVINO ESPÍRITO SANTO, pertence ao Colégio Divino Espírito Santo, de Espírito Santo do Pinhal-SP. É um espaço de aprendizagem permanente, um Centro Informativo Dinâmico, Educativo, Cultural de Pesquisas e Consultas; com Normas de Organização e Funcionamento, como depositária na construção do Saber. Presta um serviço de qualidade, disponibilizando ao Usuário, um atendimento eficiente, rápido e eficaz.

              Os Espaços da Biblioteca estão sinalizados para orientar os Usuários e os recursos que a mesma oferece.

              O Acervo da Biblioteca é de Livre Acesso a toda Comunidade Escolar: Alunos, Professores, Irmãs e Colaboradores.

                               HOARÁRIO DE FUNCIONAMENTO.

           De Segunda-Feira a Sexta- Feira: das 8h20 às 17h30

                                ACERVO BIBLIOGRÁFICO

O ACERVO BIBLIOGRÁFICO atualmente é composto aproximadamente por 11.380 LIVROS.

OS PERIÓDICOS: JORNAIS, REVISTAS E OUTROS DOCUMENTOS também fazem parte do ACERVO BIBLIOGRÁFICO.  São aproximadamente 970 REVISTAS e Diversos DOCUMENTOS.

OBRAS GERAIS DE REFERÊNCIA (Enciclopédias Gerais, Dicionários Gerais, Catálogos Informativos, Almanaques, Guias Informativos, Coleções Gerais, Livros de Cultura Geral,

(Pesquisas Metodológicas, Biografias, Boletins Bibliográficos, Folhetos Informativos, Anuários, Folhetos Informativos, Hemeroteca e Outras). As Obras Gerais de Referência não devem ser emprestadas, serão usadas e consultadas na Biblioteca.

 - Livros de Música;

- Livros Didáticos e Paradidáticos Diversos;

- Obras Literárias Diversas: Literatura Brasileira, Portuguesa, Inglesa, Francesa, Estadunidense, Grega, Polonesa, Árabe, Australiana, etc.;

- Literatura Infantil e Infanto-juvenil Diversos;

- Livros de Religião;

 - Educação Religiosa;

 - Livros de Braile.

 HEMEROTECA – É um Setor, um Espaço na BIBLIOTECA composto por Coleções de PERIÓDICOS: JORNAIS e REVISTAS. Cadernos de Jornais, Artigos de Jornais e aproximadamente 970 REVISTAS diversas e Artigos das mesmas selecionadas e Arquivados por Assuntos para Pesquisas e Consultas. Há também outros Documentos tais como: Publicações Seriadas, Atas de Congressos, Catálogos Informativos, Relatórios, Guias, Anuários, Almanaques, Selecionados e Arquivados por Assuntos.

        A HEMEROTECA faz parte das OBRAS DE REFERÊNCIA. São aproximadamente 850 Artigos de Jornais em 17 CAIXAS ARQUIVOS SELECIONADOS POR ASSUNTOS: ARTES, BIBLIOTECONOMIA, CIÊNCIAS, CULTURA, ECOLOGIA, EDUCAÇÃO, ESPORTES, FOLCLORE, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INFORMÁTICA, LITERATURA, PSICOLOGIA, RELIGIÃO, SAÚDE, TECNOLOGIA e DIVERSOS.

             HÁ TAMBÉM duas CAIXAS DE ARTIGOS DE REVISTAS SELECIONADAS E ARQUIVADAS POR ASSUNTOS TOTAL DE 250 ARTIGOS. 

GIBITECA - Coleções de GIBIS, divulgados personagens. “Os GIBIS são excelentes opções para incentivar a leitura em quem está entrando no mundo das letras.” São 185 GIBIS na GIBITECA da BIBLIOTECA.

 

                        ACERVO DE MULTIMEIOS (MATERIAIS ESPECIAIS – AUDIOVISUAIS)  

- Material Cartográfico (Mapas: Mundo, Brasil, História, Geografia e Diversos)

- Atlas Geográficos, Históricos e Diversos.

- Globos Terrestres – 4

- Rádios (Aparelhos de Som) – 5

- Equipamentos de Multimídias: VIDEOTECA com CDs, DVDs, Gravações de Vídeos, Filmes Cinematográficos aproximadamente 530 unidades.

- Retroprojetor e Microfones.

                           SERVIÇOS OFERECIDOS PELA BIBLIOTECA

- Carteira da Biblioteca e Cartão de Empréstimo;

- Orientação Bibliográfica aos Usuários na utilização do Acervo;

- Levantamento Bibliográfico;

 - Empréstimos de Livros;

 - Orientação à Pesquisa e a Consulta;

 - Serviço de Recuperação da Informação;

 - Incentivar o prazer, o gosto, o hábito da Leitura;

 - Ações Culturais de incentivos à Leitura;

 - Comemorações das Datas Importantes alusivas, ao Livro, á Leitura e a Biblioteca, com Exposição de Livros, Cartazes com Figuras, Mensagens e Murais de Informações, etc.;

 - Disseminação da Informação: Serviço de Alerta de Novas Aquisições de Livros, Periódicos e outros Documentos, adquiridos pela Biblioteca;

 - Obras Gerais de Referência, Empréstimos de Multimeios, Normas e Regulamentos da Biblioteca, etc.

                              NORMAS E REGULAMENTOS DA BIBLIOTECA

   - Poderão fazer a Carteira da Biblioteca e o Cartão de Empréstimo: Alunos, Professores, Irmãs e Colaboradores.

   - Os Alunos e Colaboradores poderão emprestar 01 (um) Livro de cada vez. O Prazo de empréstimos de livros é de 07 (sete) dias, podendo ser renovados, caso não haja solicitação do mesmo por outro aluno. Se a obra for muito solicitada, a Biblioteca poderá diminuir o prazo de empréstimo da mesma.

    - Em caso de atraso na devolução do livro, o aluno deverá pagar multa diária por livro e ficará impossibilitado de fazer novo empréstimo, enquanto não acertar sua situação na Biblioteca.

     - Os Professores e as Irmãs poderão emprestar até cinco (cinco) Livros.

Caso o Usuário danifique ou perca o livro, deverá fazer a reposição desse material imediatamente.

    - Não é permitido emprestar Obras de Referência, serão consultadas e pesquisadas na Biblioteca.

    - O Silêncio na Biblioteca é muito importante, tem como objetivo despertar a consciência pela importância de se fazer da Biblioteca, um

Ótimo ambiente de leitura e pesquisa e para isto consideramos que a manutenção do silêncio é imprescindível.

Biblioteca Escolar Divino Espírito, 10 de Maio de 2017 / Espírito Santo do Pinhal - São Paulo.

                                  IR. MARIA DO SOCORRO FREITAS

                                  BIBLIOTECÁRIA - CRB-8 / 6.150

Retrato de Família - Acesse
BN Unifomes BN TutoriaisBN Bolsas FilantropicasLista Material Escolar 2018Banner Regulamento CEF Campanha de Matrículas 2017
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Revista Escola em Pastoral
Tour 360 Graus
Vídeos