História - Colégio Nossa Senhora Aparecida

O mergulho no passado lança luz sobre as pessoas que acreditaram e, crendo, construíram a grande obra: Colégio Nossa Senhora Aparecida – 80 anos.

Acreditando, como Madre Clélia Merloni, que “Educação é obra de amor”, a Congregação das Irmãs Missionárias Zeladoras do Sagrado Coração de Jesus, hoje Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, enviou para Araçatuba as religiosas que iniciariam a nova missão:

 

Era 1935

No fundo da casa alugada, uma garagem modesta deu guarida aos primeiros alunos.

Quatro religiosas  Ir. Leodemia Christiani, Ir Clotilde Carvalho, Ir. Camila Garzano  e Ir. Evarista Tagliano.

Quatro pilares. Sob os quatro pilares, a chama ardente do ideal de Madre Clélia. Sobre os quatro pilares, ergueu-se a semente do Colégio Nossa Senhora Aparecida  de Araçatuba.

Primeiras letras, bordados, pinturas, música. Era o curso primário despontando para a abundância que é trazida no nome Araçatuba.

Abundância de graças feitas de gente boa, de casas, mais casas, mais gente, prédios, edifícios, boa administração pública, força do ideal cleliano. Trabalho incansável das Apóstolas.

E a Escola cresce. Em 1936, chegou a primeira Diretora do Curso Primário, Ir.Jesuina Camargo e, no dia 22 de janeiro de 1937, tendo já cumprido todas as exigências solicitadas, o curso recebeu seu devido Registro da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Era preciso edificar um novo prédio para ampliar os benefícios. Foi construído o primeiro prédio com dois pavimentos, inaugurado no dia 21/01/1938, dando espaço para iniciar o pensionato e ampliar o externato.

Em alto relevo, todos podiam ver o título da Escola: Educandário Nossa Senhora Aparecida .

1940- atendendo à necessidade de escola para crianças menores de sete anos, o curso Pré - Primário começou a funcionar e foi muito concorrido.

1943- Araçatuba crescia... Muitas fazendas aureolavam o seu centro, cidades circunvizinhas queriam ser beneficiadas pela Escola. Em 15/03/1943, inicia-se o Internato feminino para jovens que não moram na cidade.

1945- A Escola dava seu primeiro passo para a criação do Curso Ginasial, requerendo inspeção prévia para sua abertura e funcionamento. Aprovado o curso, receberam de Mons. Ernesto Veloso um precioso acervo de livros de sua biblioteca pessoal.  Era o início da Biblioteca Escolar, que cresce ainda hoje.

 

Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Unifomes BN Bolsas FilantropicasMaterial Escolar 2019Canal Nossa TVHorário laboratório de informáticaManual do Aluno 2018Downloads de Trabalhos EscolaresSistema Anglo - PlurallECEIscool appPastoral Familiar ClelianaSagrado StoreTreinamento Esportivo Gratuito
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Revista Escola em Pastoral
Tour 360 Graus
Vídeos