A brincadeira, a imitação e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade

Imagem da Notícia

Uma brincadeira especialmente valiosa para o desenvolvimento infantil no período de 1 a 6 anos é o jogo simbólico ou brincadeira de faz de conta. 
Particularmente, ele é ferramenta para a criação da fantasia, para construir visões criativas da realidade. O faz de conta possibilita a construção de novas possibilidades de ação e novas formas de organizar os elementos do ambiente. Brincar de fazer de conta cria condições para uma transformação marcante da forma de a criança ter consciência do mundo e de si mesma, por lhe exigir formas mais complexas de ação. Os objetos manipulados no faz de conta são usados de modo simbólico, como substitutos para outros, através de gestos imitativos que reproduzem as posturas, expresões e verbalizações conhecidas pela criança. Por exemplo, uma vassoura deixa de ser percebida em suas características de objeto utilizado para varrer o chão e passa a ser usada pela criança como se fosse um cavalo. Na situação de faz de conta, a criança age cada vez mais guiada por imagens criadas a partir de sua realidade.

 

Rosana Dias, Ellen e Flávia
Professoras da Educação Infantil

Professora Rosana;

 Professora Ellen;

Professora Flávia;

 

Professora Rosana;

Professora Ellen;

Professora Flávia;

Agendamento de Visitas Alunos Novos 2017
Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Unifomes BN Bolsas FilantropicasMaterial Escolar 2019Canal Nossa TVBanner Regulamento CEF Campanha de Matrículas 2017Horário laboratório de informáticaManual do Aluno 2018Downloads de Trabalhos EscolaresSistema Anglo - PlurallECEIscool appPastoral Familiar ClelianaSagrado StoreTreinamento Esportivo Gratuito
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Revista Escola em Pastoral
Tour 360 Graus
Vídeos