INFANTIL IV rumo ao 1º ANO Maravilha 2019!

Imagem da Notícia

Dando continuidade ao Programa “Alegria de Crescer”, no dia 05 de novembro o setor de Psicologia, em conjunto com a equipe pedagógica, realizou um encontro com os alunos do infantil IV para esclarecer, informar e refletir acerca das principais mudanças que ocorrem no 1º ano do ensino fundamental. 
Trata-se de um momento importante, no qual se inicia uma nova fase dentro do seu processo evolutivo, ocorrendo uma ressignificação do próprio sistema escolar. A partir de slides e fazendo uso de uma linguagem próxima, buscamos ampliar o olhar e entendimento das crianças para esse sistema, resgatando o caminho percorrido no início da educação infantil até o momento presente. Nesse caminho de crescimento, procuramos ressaltar que ELES ESTÃO PREPARADOS para novos desafios que os tornarão AINDA MAIS INDEPENDENTES: aprender a LER e ESCREVER, ressaltando que, mesmo aqueles que ainda não dominam algumas habilidades, todos estão no processo de aprendizagem, portanto, todos ESTÃO APRENDENDO, e que o treino e a vontade de fazer, farão a diferença. Trabalhar a autoconfiança e autoestima é fundamental para que se sintam capazes e motivados na “Alegria de Crescer”.
Versando sobre o 1º ano, pontuamos a equipe que compõe e seus papéis, reforçando sempre como pessoas PRONTAS PARA AJUDÁ-LOS: diretora Ana Teresa, psicóloga Priscila, nova coordenadora Patrícia, novos professores, auxiliares e equipe de pátio. A mudança do local e horário do lanche, assim como sua nova dinâmica, já que terão mais autonomia neste momento: primeiro sentar e lanchar, terminado, guardar a sobra, jogar o lixo e brincar, até que ouçam a música para formarem a fila e subirem com a professora para continuidade das atividades. Reforçamos que caso sintam qualquer dificuldade e/ou medo é só pedir ajuda para os “SUPER HEROIS”: pais, tios, irmãos mais velhos, professores e outros adultos de sua confiança.
Ainda como etapa do processo de transição, as professoras do infantil estão vivenciando momentos da rotina do primeiro ano, como lanchar no pátio com os alunos maiores e reconhecer efetivamente a equipe do pátio, a fim de amenizar as ansiedades e possíveis inseguranças.
Compreendemos que este momento abarca um período de adaptação, tanto para as crianças, quanto para as famílias que tem seus primeiros filhos ingressando nesta nova etapa. Ansiedades e inseguranças farão parte da caminhada, no entanto, acreditamos na parceria família-escola para uma conduta serena e segura de todos os educadores, respeitando a individualidade de cada criança e tornando essa transição o mais tranquila quanto possível.
Bem-vindos ao Ensino Fundamental! 

 

Priscila Costa Zonzini Salvador
Psicóloga Escolar
 
Galerias
INFANTIL IV rumo ao 1º ANO Maravilha 2019!



Agendamento de Visitas Alunos Novos 2017
Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Unifomes BN Bolsas FilantropicasMaterial Escolar 2019Canal Nossa TVBanner Regulamento CEF Campanha de Matrículas 2017Horário laboratório de informáticaManual do Aluno 2018Downloads de Trabalhos EscolaresSistema Anglo - PlurallECEIscool appPastoral Familiar ClelianaSagrado StoreTreinamento Esportivo
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Revista Escola em Pastoral
Tour 360 Graus
Vídeos