SEMANA PEDAGÓGICA - 2016

Imagem da Notícia

 

 

 

 

 

 

 

 

     De 25 a 29 de janeiro, realizou-se a Semana Pedagógica 2016, no Colégio Nossa Senhora Aparecida. Houve vários encontros com colaboradores da Sagrado Rede de Educação, treinamentos e palestras de capacitação, direcionados aos docentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II .

       No dia 28 de janeiro, recebemos Polyana Demori, cantora e professora de música.

Seu currículo:

  • Graduada em música - Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e pós-graduada em MPB pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), de Curitiba;
  • Foi docente no Curso de Graduação em música da Universidade Estadual de Maringá (UEM), de 2006 a 2009, e Regente do Coral Cocamar, de Maringá, de 2005 a 2009;
  • Como Backing Vocal, acompanhou o Padre Fábio de Melo, a cantora Ziza Fernandes e a turnê Enredados por longo tempo;
  • Integrou o quarteto Vocal Ell4s como cantora e arranjadora;
  • Em 2013, recebeu um dos maiores presentes: cantou para o Papa Francisco o “Pai Nosso” em latim, durante a Jornada Mundial da Juventude.
  • Atualmente, dedica-se à sua missão, como cantora solo e aos projetos como professora de música.

 

 Polyana Demori  falou sobre a importância de nossa voz, que faz parte de toda

nossa existência, está presente em todos os momentos e é veículo de nossos sentimentos e emoções. A voz modifica-se de acordo com a idade, saúde física, história pessoal de vida, condições ambientais, situação e contexto de comunicação. Como instrumento vocal, a voz é formada pelo conjunto do corpo humano, exige, pois,  muitos cuidados.

      A palestrante esclareceu que a voz é um código de expressão da alma, porque revela nossas impressões mais profundas através do timbre, volume e forma de emissão. Quando se trabalha a voz, coloca-se em jogo o seu “esquema” de valores, toda a sua filosofia de vida e toda a sua cosmovisão.

      Polyana explicou-nos todo processo de produção vocal e disse que a forma do som vai depender dos articuladores. Uma articulação bem definida permite ao falante transmitir uma sensação de fraqueza, desejo de ser compreendido e clareza de ideias.

     Informou-nos que é muito importante o aquecimento vocal adequado. Assim, elencou, passo a passo, na prática, com os professores, a sequência de aquecimento, exercícios de relaxamento e alongamento vocal, exercícios de respiração, articulação e ainda atividade de desaquecimento.

      O ponto alto da palestra foi quando Polyana falou sobre a saúde vocal. O ponto básico é manter a voz saudável, compreender como a voz é produzida, quais são os órgãos envolvidos nesse processo, quais são os inimigos da boa voz e como é importante saber quais são os procedimentos básicos para mantermos nossa emissão saudável para toda vida.

     Finalizou a palestra apontando-nos alguns cuidados básicos com a nossa voz e citou alguns fatores prejudiciais ao bom uso da voz: o grito abusivo em ambientes com ruídos intensos, o pigarro e a tosse, imitar sons, vozes e ruídos inadequadamente, o cansaço vocal, ambientes secos, choque térmico, ingestão de alimentos gelados, etc.

     Foi uma palestra muito enriquecedora e interessante, de grande importância para nós, professores, norteando-nos para o bom uso da voz.

                                                                          Professora Yuko Watanabe Takebe 

 

Galerias
SEMANA PEDAGÓGICA - 2016



Agendamento de Visitas Alunos Novos 2017
Conheça o site oficial de Madre Clélia
BN Unifomes BN Bolsas FilantropicasMaterial Escolar 2019Canal Nossa TVBanner Regulamento CEF Campanha de Matrículas 2017Horário laboratório de informáticaManual do Aluno 2018Downloads de Trabalhos EscolaresSistema Anglo - PlurallECEIscool appPastoral Familiar ClelianaSagrado Store
Relatório de Atividades 2016 IASCJ Entidade Filantrópica IASCJ
Galerias de Fotos
Revistas Digitais
  • Revista Escola em Pastoral
Tour 360 Graus
Vídeos